SEU FILHO TERÁ MEMÓRIAS DOS ANTEPASSADOS ?

Esses dias postei no Instagram toda a "odisséia" pra fazer a árvore genealógica de meu filho. Era um sonho antigo,e após a perda de mamãe ano passado,essa vontade ficou ainda mais forte.Claro que ele tem muitas lembranças com ela,e várias fotos! Centenas,eu diria! mas decidi levar a ideia adiante!! E muita gente me perguntou como consegui levantar tanta coisa.

Eu sempre fui apaixonada por histórias de família,fotos antigas,e por descobrir mais sobre nossos antepassados. Lembro de passar horas ouvindo mamãe falar de seus pais ( eu não os conheci),mas por ela tanto falar sobre eles a nossa vida toda era como se eles fossem íntimos da gente! Eu sei muito sobre meus avós sem sequer ter os conhecido.E percebi o quanto isso é precioso! Outro fator decisivo foi o nosso sobrenome.Ele sempre levantou questionamentos, piadas, e duvidas.E então fui em busca da origem do curioso nome ( e bastante incomum!) E essa busca virou uma tarefa incrível que envolveu mais pessoas na busca! E acabou que virou algo que despertou a curiosidade de vários parentes ,amigos e clientes!


Foram buscas de fotos na casa de parentes, relatos, ouvir historias e mais historias.Por fim a árvore ficou pronta.Consegui seis gerações: de Enzo até os seus tetra-avós! E muita coisa também achei em jornais antigos,pois descobri um site incrível que tem praticamente todos os jornais antigos do Brasil digitalizados! e antigamente saia praticamente TUDO nos jornais: nota de nascimento,falecimento,casamento, promoções, mudanças e o que mais imaginar!Além de fotos!! Achei muita coisa nesses jornais!

Além da árvore,também estou construindo um livro de memórias onde estou anotando informações e colando esses recortes de jornais ( que imprimi),e algumas fotos sobre seus antepassados, pais e até sobre ele mesmo! Assim, ele terá toda a historia de sua vida e de seus antepassados como um arquivo. E essas buscam podem mesmo ser incríveis: descobri que meu tataravô foi o primeiro médico legista do Rio Grande do Norte, e que foi criada até uma medalha comemorativa em sua homenagem com seu rosto na medalha!

Claro que entrou para o livro de registros!

Muita gente pergunta como consegui essas informações..bem,ter fotos de família AJUDA MUITO! (Tai a importância de ter fotos,revelar e guardar! algumas fotos de nossa arvore são originais com mais de cem anos! Que riqueza!),mas alguns sites foram cruciais:

o site http: http://memoria.bn.br

Nele você consegue por a cidade, ano e jornal que deseja buscar na seção HEMEROTECA DIGITAL ( se não souber o jornal,basta por o nome e cidade e filtrar por anos,e mandar fazer a busca!) Arme-se de tempo e paciência... mas VALE muito a pena!

Outro site que amei foi o https://www.geni.com

Nele você faz a sua árvore genealógica, inserindo os dados.Quando sua árvore bater dados com outra em qualquer parte do mundo,o site avisa pra você! ( me avisou, e fundimos as árvores após conferir os dados,muito massa!) Lembrando que quanto mais dados você inserir,melhor.E o site quando localiza dados iguais,envia pra você analisar e ver se trata-se da mesma pessoa,ou não. O site é super fácil de mexer e é gratuito! Existe outro bem conhecido para a construção de árvores ( o site My heritage),mas ele é pago e a parte free é beeem limitada! O Geni eu uso a área free e foi bastante abrangente e útil!

E ai você deve tá se perguntando o porque dessa trabalheira toda...bom,eu sei que hoje tudo é no celular.Tudo muito rápido,fácil...e descartável! Somos os imediatistas digitais.Não pensamos no amanhã.Só o agora interessa.Os likes,os views.Mil fotos do filho nas redes.E amanhã? eles terão passado,caso essas redes se tornem obsoletas ou inacessíveis? ( quem lembra do orkut,onde varias pessoas perderam fotos que guardavam lá...)

Eu penso muito nisso, na geração mais fotografada da historia do planeta,que corre o risco de não ter fotos no futuro para mostrar aos netos...aos poucos já percebemos que a vida digital é maravilhosa sim( sem ela eu não teria achado muita coisa que citei aqui),mas percebemos que não podemos viver só dela.Escravos e dependentes.Ela precisa ser uma alternativa, e não a razão de tudo. Pense nisso,pelo futuro de suas gerações e do que você quer deixar de legado!


Tags:

DESTAQUES:
Posts Recentes
VEJA TODAS AS MATÉRIAS:
Arquivo

©Ana China 2020 - fotografia

Todos os direitos reservados. Copyright anachinaphotography. Todas as imagens deste site são protegidas pelo Art. 7; inc. VII da Lei 9610/98 de direitos autorais. Nenhuma foto pode ser reproduzida sem autorização prévia. * ATENÇÃO: Não aceite receber orçamentos e informações sobre o meu trabalho através de terceiros. Informações,pagamentos e orçamentos são tratados diretamente e exclusivamente comigo. NÃO POSSUO CONVÊNIO E PARCERIA EXCETO AS AQUI CITADAS NO SITE.