O Projeto #espalhandorecordações nasceu de uma paixão antiga, de algumas viagens e muitas recordações de infância.
Sempre tive um carinho enorme por minhas recordações, e boa parte delas estão em fotografias.
Tenho muitas fotos de infância, adolescência, família, e de toda a minha vida. Fotografia pra mim é a forma mais mágica de se eternizar pessoas e momentos.Mais que isso: através dela se constroi história.De um lugar, de um povo, de uma famíia. Sem fotos, essas coisas seriam apenas frutos de nossa imaginação. Hoje, graças a tecnologia temos acesso a fotografia o tempo todo: nas câmeras cada vez mais modernas, no celular, por todo lugar. Em um click compartilhamos com os amigos, com o mundo.
Porém, com essa fartura de fotografia a nossa "foto favorita" logo é substituída por outra , por outra e por outra toda semana...e como resultado disso, todas as 375493.8543 fotos digitais favoritas, estão lá: armazenadas no seu dispositivo móvel, e às vezes a gente nem se lembra de quantas temos.
Mas...e se a gente não tivesse este fácil acesso à fotografia todo tempo? Se ela não fosse farta e de fácil acesso.Se ela fosse algo raro em sua vida? Você veria a fotografia com outros olhos?
Ao longo da vida e em algumas viagens conheci pessoas em diferentes lugares que não vivem no mesmo "mundo" que a gente: não desfrutam de uma tecnologia super moderna, e nem tem tanto acesso quanto nós às câmeras, aos laboratórios fotográficos, aos computadores, e as vezes nem sequer a um aparelho telefônico que tire boas fotos. Alguns até são fotografados. Emprestam sua vida, sua imagem, seu sorriso e seu trabalho para nós,fotógrafos..mas e depois? As vezes eles nunca tem acesso aquela imagem que ele permitiu que um fotógrafo tomasse. Mas assim como todos nós, gostam de cultivar suas lembranças e daquilo que faz parte do cotidiano e de sua felicidade: sua família,sua casa, seu trabalho,aquilo que se ama! E adorariam ter esses registros.
Alguns não possuem fotos de seus antepassados,e na ausência destas imagens, sequer sabem como é a face de seus avós,pais...estes rostos são formados apenas em seu coração, criados na sua mente.
Fotografia é mais que registrar um momento feliz, é construir história,memórias.Fortalece vínculos familiares.
Pensando nisso tudo, resolvi pegar a câmera e sair por aí...registrando quem adoraria ter suas recordações, mas que por algum motivo não tem quando ou o quanto gostaria. Fotografia é sentimento, é memória,são recordações. Não merece ser vista como algo banal. É tão especial que é como um presente. E virou um presente.
No #espalhandorecordações eu quero apenas isso:
Eternizar momentos e espalhar por aí recordações em forma de fotografia. ♥
Mais informações? Acesse o blog deste site e navegue pela tag #espalhandorecordações.
{Projeto espalhando recordações}
PROJETO EM CONSTRUÇÃO PERMANENTE
#Rio do Fogo - RN / etapa 1
Rio do Fogo é uma cidade localizada no litoral Norte do RN e distante 83 km da capital, tendo a pesca local como principal fonte econômica de seus moradores.Além do destaque para a pesca, o município tem um dos maiores estoques do RN de uma alga popularmente conhecida como “cisco " e que é muito usada na cosmética, indústria farmacêutica, laticínios, entre outras.
Em Abril de 2014 tive a honra e o carinho de conhecer de perto o trabalho dos pescadores da região, com destaque para a pesca do polvo, atividade esta que vem crescendo cada vez mais na região. Também conheci o trabalho das marisqueiras. São elas que cultivam e coletam as algas no mar e fazem toda a preparação para a comercialização do produto.Inclusive lá mesmo você pode encontra produtos feitos com as algas, como shampoo, a farinha da alga, etc.
Todo esse trabalho de coleta e preparação das algas é feito por essas mulheres, e mesmo com dificuldades, pouco de incentivo e um retorno financeiro mínimo, elas usam a atividade como complemento de renda para as famílias e viabilizam uma nova fonte de renda para a comunidade. Assim como os pescadores, elas exercem sua profissão com muito amor e orgulho.
Fiquei muito feliz e grata por ter sido muito bem recebida por todos! Eternamente grata por eles terem me doado seu tempo, seus sorrisos e um pouco do seu cotidiano; por terem autorizado as imagens e por terem dividido um pouco de suas vidas comigo!
Pouco tempo depois retornei para realizar a entrega das fotos! Todos os fotografados receberam suas fotos de presente. Foi muito gratificante saber que eles adoram fotografia, e que alguns estavam tendo pela primeira vez registros de sua família inteira unida, ou de seu trabalho.
Alguns sequer possuiam registros de seus pais e avós. Gratificante poder doar memórias e contribuir para o construção da história de uma família. Agora,eles poderão repassar as fotos de geração em geração..com rostos, formas e muitas cores! ( todas as fotos tiveram suas cores propositalmente realçadas e bastante destacadas!)
O que eu mais gostei e aprendi com eles? O amor,valorização e orgulho que eles tem da sua família e de seu trabalho!
A experiência só fortalece o que eu já sabia: que a fotografia é uma troca de entregas. Do fótografo e do fotografado. Uma entrega de tudo: de corpos, de alma e sobretudo, da troca de aprendizados. ♥
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |